Nos seus 50 anos, Yellow Submarine voltará aos cinemas formato 4K e terá quadrinho


Em um submarino amarelo. Em 2 de dezembro de 1968, nascia Yellow Submarine, desenho animado que agora completa 50 anos. Restaurado, será reexibido com pompa e circunstância numa imensa rede de cinemas norte-americanos ainda a ser anunciada, a partir do dia 8 de julho.

Os Beatles não estavam nada interessados no projeto da King Features, que já havia feito alguns curtas baseados na banda, no auge da Beatlemania e da invasão britânica nos Estados Unidos. Brian Epstein, o empresário ainda estava vivo e deu total liberdade à empresa cinematográfica para fazer um longa-metragem sobre os Beatles, bem aos moldes de Fantasia, de Walt Disney. Com isso, a banda criou a Apple Films e os músicos limitaram-se a compor seis músicas para o projeto e franquear seu catálogo de músicas. Jogaram tudo nas mãos do produtor George Martin e saíram de cena. Não acompanharam o roteiro nem a produção. Achavam Yellow Submarine um filmete primário. Proibiram que suas vozes fossem utilizadas pelos personagens.

Sem darem muita bola também para a trilha-sonora, a banda fez somente o Lado A do disco (sendo que Yellow Submarine e All You Need is Love já haviam sido lançadas anteriormente) e o lado B, orquestrado, foi composto por George Martin, com as faixas PepperlandSea of TimeSea of HolesSea of MonstersMarch of the MeaniesPepperland Laid Waste e Yellow Submarine in Pepperland.

Yellow Submarine está hoje está colocado entre os 40 melhores desenhos animados já produzidos na história. E é exatamente por isso que seu aniversário de 50 anos será comemorado em grande estilo.
Para a sua reexibição nos cinemas americanos, Yellow Submarine foi restaurado em resolução digital 4k, embora nenhum software automatizado tenha sido usado, de modo a preservar a arte original, toda desenhada à mão.
Os elementos fotoquímicos do filme foram recuperados manualmente, quadro a quadro. A trilha sonora do longa (e a do álbum Yellow Submarine) foi remixada nos estúdios de Abbey Road, em surround 5.1 estéreo. Além da remasterização dos filmes no cinema, a Apple Corporation acaba de anunciar uma parceria com a Titan Comics para produzir uma adaptação para quadrinhos do Yellow Submarine. O editor da MAD Magazine, Bill Morrison, foi escolhido para dirigir o projeto, que deverá ser lançado ainda este ano, mas sem uma data já prevista.
Leia mais no Estadão.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.