Daparte lança disco "Charles"; Ouça aqui!!

Quando você junta cinco músicos, você forma uma banda. Quando você junta cinco músicos e compositores, surge algo ainda mais interessante, como o Daparte, conjunto dos mais inventivos de Belo Horizonte que lança seu primeiro trabalho, “CHARLES” (ouça aqui).

O próprio nome da banda entrega grande parte da origem da formação – “da parte” era termo utilizado pelo Clube da Esquina, o mítico movimento musical mineiro que unia sem preconceito música folclórica do Estado a jazz, Bossa Nova, MPB e Beatles. Como eram cinco com essa referência em comum e como os cinco contribuem em arranjos e composições, juntaram as duas palavras – Daparte.

“Minas Gerais é uma caixa de areia musical”, resume João Ferreira, vocalista e guitarrista. Nessa caixa o quinteto se juntou em 2015, pelo convite do outro guitarrista (e vocalista) Juliano Alvarenga para uma apresentação quer tinha marcado. Ele já tocava com o tecladista Bernardo Cipriano e convidou o baterista Daniel Crase para integrar o time. O Daniel chamou o baixista Tulio, e o próprio João Ferreira se convidou para fechar o quinteto. Deu liga, tanta que a prova concreta é “CHARLES”.

São 10 músicas que passeiam pelas referências do grupo – além de Clube da Esquina e Beatles, Oasis, Skank e soul e R’n’B e bem mais – com inventividade e experimentalismo deliciosamente bem-vindos a um grupo que solta seu primeiro trabalho.

“Guarda-Chuva, música que abre o disco e é o single, representa bem a narrativa acima. Você pode classificá-la como pop rock (assim como pode classificar para melhor compreensão todo o trabalho no gênero), mas é diminuir o potencial da canção grooveada, com naipe de metais, fortes elementos soul e vocal de João.

Utilizando o mesmo vocalista em outras faixas para sinalizar a diversidade musical do Daparte, em “Acidental” o grupo parte para um pop rock mais tradicional, “Homem Invisível” é uma balada roqueira na linha de Oasis, que flerta com psicodelia, e “O Inimigo” é outra mistura de gêneros em groove hipnótico com sintetizador e percussão.

“A Vista”, que é a segunda na ordem do disco, é cantada pelo baixista Túlio Lima e traz alta dose funkeira. enquanto a seguinte, “Aldeia”, tem o vocal de Juliano e revela-se uma canção solar, aberta, com força em piano e violão.

Lá para frente do disco Juliano volta ao vocal num rock setentista de guitarra distorcida e teclado nervoso, “Mendigo”. Túlio também volta a cantar na sequência “A Cidade”, uma balada pop roqueira.

“Fênix” provavelmente é a síntese de todo o experimentalismo do conjunto, na psicodelia meets at Clube da Esquina. E tem vocal do pianista e tecladista Bernardo, filho de Renato Cipriano, um dos principais engenheiros de som do mundo e que é vencedor de dois prêmios Grammy, além de assinar a produção do trabalho.
O disco fecha com mais um experimentalismo, uma canção quase vinheta que retoma a música do miolo e não por acaso se chama “Retorno Para O Homem Invisível”.

Agora junte toda a diversidade de elementos colocados acima em um caldeirão e extraia canções (sabe aquela tradição de se compor canções? Pois é, essa mesma). Isso é “CHARLES”, e isso é a Daparte.

SHOW

A banda Daparte, formada por cinco jovens da cena independente de BH, realiza o show de lançamento do seu álbum de estreia “Charles”, dia 24 de Abril, no Teatro Bradesco, em Belo Horizonte.

Será a primeira vez que a Daparte sobe aos palcos para cantar as dez faixas que compõe o novo disco “Charles”, com estreia marcada para o dia 20 de Abril. O álbum foi produzido por Renato Cipriano e gravado ao longo de 2017. Além das canções inéditas, a banda realizará versões de algumas músicas das suas maiores influências, como Skank e Beatles.

Buscando uma fidelidade com os arranjos do álbum, a apresentação contará com trio de metais e percussão como apoio. O show também terá participações especiais, dos cantores convidados: Samuel Rosa da banda Skank, Fernanda Takai vocalista da banda mineira Pato Fu e Luis Couto vocalista da Devise, banda independente também de BH.

Local: Teatro Bradesco
Endereço: Rua da Bahia, 2244 – Belo Horizonte - MG
Data: 24 de Abril (terça-feira) Horários: 19h30 abertura dos portões | 20h show
Ingressos: R$40 inteira | R$20 meia-entrada Venda Online: https://goo.gl/wT4qz5
Pontos de vendas: sem taxa de conveniência - na bilheteria do teatro Bradesco de segunda a sábado das 12h às 20h e aos domingos das 12h às 19h | sujeito a cobrança de taxa de conveniência – FNAC BH Shopping – de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 12h às 20h
Classificação etária: Livre
Mais Informações: (31) 3516-1360

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.