Elio Sant'Anna Elio Sant'Anna Author
Title: Daqui um mês tem Paul McCartney em São Paulo; Conheça todas as novidades da "One on One"
Author: Elio Sant'Anna
Rating 5 of 5 Des:
Faltando exatamente um mês para o sexto show de Paul McCartney em São Paulo, resolvemos falar sobre as novidades da turnê One On One, me...

Faltando exatamente um mês para o sexto show de Paul McCartney em São Paulo, resolvemos falar sobre as novidades da turnê One On One, mesclada entre músicas que ele nunca tocou ao vivo ou não tocava há muito tempo, até o início da turnê.

A Hard Day's Night

Escrita por John Lennon, a música dá nome ao primeiro filme da banda e também ao terceiro disco de estúdio, ambos lançados em 1964, ano que tanto o single, quanto o discos (nas edições britânicas e americanas) ocuparam o topo das paradas. 51 anos depois de cantar com os Beatles, Paul resolveu inclui-lá no início do habitual setlist da turnê One On One.

Can't Buy Me Love

Escrita por Paul McCartney, Can't Buy Me Love foi lançada como sexto single britânico dos Beatles, alcançando #1 na Austrália, Irlanda, Holanda, UK Singles, Billboard Hot 100, Cash Box Top 100 e disco de ouro, com 1 milhão de vendas. Faixa fixa nas turnês 2002-2005 de Paul McCartney, ela voltou como terceira música no repertório da One On One e, sem ser tocada no Brasil desde 1993, é uma das mais esperadas pelo público.

Temporary Secretary

Repetitiva e experimental, Temporary Secretary está presente no McCartney II (1980) e nunca havia sido tocada, até o show feito O2 em Londres, no final de 2015. Desde então, a música que divide opiniões sobre se deveria ou não estar no repertório, já foi tocada 69 vezes por Paul McCartney, com a última sendo há exatos quatro dias. Apesar do seu teor experimental, a Rolling Stone nomeou ela como a 36ª maior música solo de Paul McCartney e a NME como a 167ª maior música de todos os tempos.

Here, there and Everywhere

Nunca tocada ao vivo pelos Beatles, ela já foi faixa de discos e filmes solo de Paul McCartney, como Give My Regards to Broad Street, Unplugged e a turnê de 1993, sempre tocada com o violão. Depois de um intervalo três anos, ela voltou para o setlist, mas com uma versão nova (no piano) durante o ano de 2016. Desde Maio de 2016 (quando se apresentou em Córdoba), que ela não está mais no repertório, será que teremos por aqui, já que ela é uma das canções preferidas de Paul McCartney, John Lennon e George Martin?

In Spite Of All The Danger

Apesar de não ter nenhum registrado em ótima qualidade, da época que ela foi feita, In Spite Of All The Danger é considerada a primeira gravação dos Beatles, quando ainda se chamavam The Quarrymen e não tinham Ringo Starr na banda, além de ser a única composição McCartney / Harrison. 

Paul McCartney tocou ela ao vivo por 112 vezes em suas turnês solo, principalmente entre 2004 e 2005, mas por onze anos ela ficou de fora, voltando em 2016, junto com You Won't See Me, Love Me Do e sendo dedicado a George Martin, falecido ano passado.

You Won't See Me

Composta por Paul McCartney para o disco Rubber Soul, ela fala sobre sua relação com Jane Asher e foi feita na última sessão do álbum e, com 3m22, ela foi a música mais longa dos Beatles, até então

Nunca tocada com os Beatle, Paul tocou ela ao vivo por 63 vezes e ficou sem apresenta-lá entre 2004 e 2016, quando tocou pela primeira vez na cidade de Fresno. Nunca tocada em solo brasileiro, assim como In Spite Of All The Danger, ela intercala uma trinca de músicas super-esperadas pelos fãs.

Love Me Do

Fechando a trinca dedicada a George Martin quando a turnê começou, Love Me Do foi tocada pela primeira vez em 1962 no Cavern Club e atingiu a #1 dos EUA em 1964, ano que estrategicamente foi lançada por lá. Escrita muito antes da existência dos Beatles, ela foi gravada 3x, cada uma com um baterista (Ringo Starr, Pete Best e Andy White).

Apesar de em 1989/90 estar presente do repertório de Paul McCartney, num medley com P.S.I Love You, ele só foi tocar ela completa pela primeira vez no histórico show da estreia da One On One, quando foi pela primeira vez na cidade de Fresno. É tendencia ela aparecer nos shows brasileiros e, quem sabe, Paul ser o artista que mais vezes apresentou ela, já que hoje é o Ringo Starr (83 vezes), Beatles (81) e Paul McCartney (57).

The Fool On The Hill

Escrita e cantada por Paul McCartney,ela é uma das faixas presentes no disco / filme Magical Mystery Tour e tem um clipe filmado em Nice (França) e, assim como outras dessa lista, nunca foi tocada pelos Beatles ao vivo.

Paul McCartney tocou ela pela primeira vez em 1979, no finalzinho dos Wings, além de sua tour solo de 1989/90, 2001/02. Por 14 anos ela ficou fora das turnês de Paul McCartney, mas voltou na One On One, sendo tocada pela última vez no final de Julho. Em Setembro, já foram feitos três shows sem ela antes de New, será que volta a tempo para ser tocada pela primeira vez em solo brasileiro?

FourFiveSeconds

Num setlist repleto de músicas dos Beatles, Wings e faixas do disco New, Paul McCartney ainda conseguiu abrir um espaço para novidades. Lançada em 2015, a faixa é uma parceria entre Paul McCartney, Kanye West, Rihanna, Kirby Lauryen, Mike Dean, Ty Dolla Sign, Dave Longstreth, Dallas Austin, Elon Rutberg e Noah Goldstein. 
Musicalmente, é um tema acústico de soul pop e country, com um instrumental composto por guitarra, órgão e violoncelo. Tocada pela primeira vez no Lollapalooza 2015 e, desde então, esteve presentes em todos os shows da One On One.

I Wanna Be Your Man

Se por um lado, The Fool On The Hill foi retirada do setlist em Setembro (preferia ela), por outro, I Wanna Be Your Man foi inclusa na versão 2017 da One On One. Tocando ela ao vivo na turnê de 1992, Paul ficou por 25 anos sem apresenta-lá para o público, voltando na Desert Trip.

Originalmente cantada por Ringo Starr, a faixa é uma composição Lennon / McCartney e conhecida também por ser o primeiro single dos Rolling Stones (e vocês ainda acham que existe Beatles Vs. Stones?). Depois de dar ela para os Stones, a banda lançou no disco With the beatles, o segundo de estúdio.



Com ingressos esgotados para São Paulo, Paul ainda tocará em Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador entre os dias 13-20/10 e vocês podem ficar por dentro de tudo aqui em nosso site.

Postar um comentário

 
Top