Elio Sant'Anna Elio Sant'Anna Author
Title: Vem ouvir o remaster de "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band"
Author: Elio Sant'Anna
Rating 5 of 5 Des:
Citado pela Rolling Stone como o melhor álbum de todos os tempos, o disco Sgt Pepper's completa hoje, 26 de Maio de 2017, 50 anos de...

Citado pela Rolling Stone como o melhor álbum de todos os tempos, o disco Sgt Pepper's completa hoje, 26 de Maio de 2017, 50 anos de existência e de um divisor de águas no mundo da música.

Ficando 27 na semanas na primeira posição dos EUA e 15 semanas no Reino Unido, o oitavo disco dos Beatles foi o primeiro LP de rock a receber o Grammy de disco do ano e transformou o estilo em uma arte de fato. Gravado em 1966/67, o disco é a prova de que o fim da turnê para os garotos de Liverpool fez um bem danado, com eles evoluindo individualmente, em grupo e fazendo se passar "anos de história" em um ano só, trazendo uma sonoridade madura, original e um experimentalismo que se passou dos longe da primeira metade dos anos 60.

Além de todo o conhecimento já mostrado pela banda, o tempo dentro de estúdio trouxe mais influências indianas, com instrumentos típicos e até mesmo vestimentas, letras que fugiam daquele intuito de conquistar o coração dos fãs, para algo mais consistentes, trazendo pensamentos de vida (como Penny Lane e Strawberry Fields - lançadas como single), histórias reais (como She's Leaving Home e A Day in the Life), além de fazer coisas que não seriam possíveis, como juntar uma orquestra de 40 pessoas para A Day In The Life e elementos de gravação nunca utilizados antes.

Toda essa inovação não ficou presa somente no som, sendo criado até o alter Ego "Sgt Pepper" ( algo criado por Paul diversas vezes em sua carreira), mas inovação segue em diversos outros elementos, como a capa do disco, onde traz artistas e personalidades favoritas de cada um dos quatro, além de ser o primeiro LP com encartes personalizados, trazendo recortes como roupa e bigode do "Sgt Pepper" e a letra de cada uma das músicas, algo que se tornou como anos depois, mas não existia até então.

50 anos depois, o disco ícone da história da música ganhou uma remasterização toda especial, como podem ver aqui. Essa nova edição traz CD duplo, vinil e uma versão super luxuosa com quatro CD/DVD/Blu ray, além de mixagem raras, vídeos e um livreto de 144 páginas. Além de todas as músicas do disco original, é possível ouvir takes de Strawberry Fields Forever ou Penny Lane, não lançadas oficialmente no disco.

A versão Deluxe, com 31 músicas, pode ser ouvida abaixo:


Postar um comentário

 
Top