Millena Kreutzfeld Millena Kreutzfeld Author
Title: Brasil Prog Festival acontecerá neste mês
Author: Millena Kreutzfeld
Rating 5 of 5 Des:
No dias 17, 18 e 19 de fevereiro, acontecerá no Centro Cultural de São Paulo, o Brasil Prog Festival . O evento contará com quatro bandas ...
No dias 17, 18 e 19 de fevereiro, acontecerá no Centro Cultural de São Paulo, o Brasil Prog Festival.

O evento contará com quatro bandas voltadas para o estilo progressivo, reunindo bandas novatas e consagradas. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido. As apresentações tem início às 19h na sexta e no sábado, e às 18h no domingo, e todas acontecem na Sala Adoniran Barbosa.




No Brasil, o estilo cresceu em meio à onda do tropicalismo. Foram representantes do estilo os grupos Casa das Máquinas, O Terço, Os Mutantes, Apokalypsis, Som Imaginário, Quaterna Réquiem, Sagrado Coração da Terra, Tempus Fugit, Recordando o Vale das Maçãs, Módulo 1000, Bacamarte e Violeta de Outono, entre outras.

A programação do festival, você confere a seguir:

17/02/2017 – 19 hs 
Sérgio Hinds & César de Mercês tocam O Terço - Lado B

O espetáculo “Sérgio Hinds & César de Mercês tocam: O Terço - Lado B” foi criado com a intenção de mostrar ao grande público canções não tocadas ao vivo há mais de 30 anos e outras que não fazem parte do setlist atual da banda O Terço, como “Lagoa das Lontras”, “Adormeceu”, “Deus”, “Gente do Interior”, “Mudança de Tempo”, “Blues do Adeus”, “No Edifício da Avenida Central”. Destaque para a complexa e aclamada a obra “Amanhecer Total”, composta por seis movimentos.

Além do seu inestimável valor histórico e musical, as músicas foram selecionadas com base nos inúmeros pedidos feitos pelos fãs durante os últimos shows e, também, através de pesquisa realizada no Facebook. Os arranjos reproduzirão fielmente as gravações originais dos discos, lançados entre 1970 e 1978. Haverá também uma homenagem ao músico e cantor Jorge Amiden, um dos fundadores do O Terço, que faleceu recentemente. Completarão o set algumas das clássicas músicas do O Terço tradicional, tais como “Hey Amigo” e “1974”.

A apresentação contará com dois membros da formação atual do O Terço, o guitarrista e vocalista Sérgio Hinds e o baterista Fred Barley e com César de Mercês que foi integrante da banda.

18/02/2017 – 19 hs 
Bombay Groovy e Monstro Amigo

No verão de 2012, Danniel Costa, músico que já atuou como sitarista para nomes importantes da cena psicodélica nacional, resolveu rumar para o contrabaixo. Nesse ínterim, conheceu Rod Bourganos, multi-instrumentista que fazia aulas de sitar indiano com seu mesmo mestre e trazia peculiaridades como o instrumento russo, theremin. 

Nascia então a ideia da Bombay Groovy, que começou a se concretizar pouco tempo depois com a chegada do baterista Leo Costa. Sua afinidade com percussões étnicas também incrementou o estilo particular e visceral do grupo. Para completar a demanda por harmonia e maior variedade de timbres, Jimmy Pappon, pianista prodígio que participa do tributo ao Frank Zappa, Let’s Zappalin’, assume o posto do órgão Hammond. 

A formação instrumental inusitada, com o som do sitar indiano, o timbre versátil do Hammond e a “cozinha” nervosa, revela uma banda repleta de psicodelismo, exotismo e groove. 

Já o trio paulistano Monstro Amigo foi fundado no espólio de duas bandas da capital chuvosa: O baixista Leonardo Cangellar veio da extinta Baratas Organolóides da Bolha do Rock, o baterista (Danilo Frizza) e o tecladista (Lukas Pessoa) da também extinta Piso Baixo Central. Em Dezembro de 2013 iniciaram seus ensaios e composições, pisando pela primeira vez nos palcos em Março de 2014, estreando sete composições num festival realizado na casa de shows Gillan’s Inn.

19/02/2017  18 hs 
Violeta de Outono

A banda Violeta de Outono foi formada em 1984 em São Paulo, por Fabio Golfetti, Angelo Pastorello e Claudio Souza, moldando sua própria sonoridade ao misturar as tendências correntes na época com a psicodelia de Pink Floyd/Beatles, e rapidamente ganhou a atenção de público e mídia. Ao longo de quase 30 anos de estrada, a banda se manteve paralela ao mainstream, obtendo uma reputação cult e projeção internacional. Seu primeiro LP, homônimo, de 1987, marcado por uma psicodelia envolta em sombras, conseguiu a proeza de angariar fãs de rock progressivo e dos estilos pós-punk e dark/gótico.

Muitos anos e álbuns depois, o Violeta de Outono lançou em 2007 o "Volume 7”, um novo marco para o som do grupo, se aproximando mais do rock-jazz e instrumental. Também desse período é o DVD “Seventh Brings Return - A Tribute to Syd Barrett”, lançado na Inglaterra pelo selo Voiceprint.

O fundador do Violeta de Outono, Fabio Golfetti, é atualmente o guitarrista da lendária banda psicodélica inglesa GONG, criada em 1969 por Daevid Allen. Fabio tem excursionado por Reino Unido, Europa e Japão com o GONG desde 2012, e gravou com eles o álbum “I See You”, lançado em 2014. Em setembro deste ano, foi lançado também o novo álbum do GONG, intitulado "Rejoice! I'm Dead!", dedicado a Daevid Allen, falecido no ano passado. A formação atual conta com Fabio Golfetti (guitarra & vocal), Gabriel Costa (baixo), José Luiz Dinola (bateria) e Fernando Cardoso (órgão, piano & synth).

Postar um comentário

 
Top