terça-feira, 29 de novembro de 2016

Morte de George Harrison completa 15 anos


O mais novo de 4 irmãos e o mais novo de 4 Beatles, George Harrison faleceu há exatos 15 anos, em consequência de um câncer. 

Se dentro dos Beatles George criou diversas obras de arte como Something, While My Guitar Gently Weeps, Here Comes the Sun e inseriu a música indiana em Within you Without You e Love You To, fora dos Beatles o mais "quieto e tímido" deles também trouxe ao mundo diversas obras abertas, mesmo que sem o mesmo glamour da época dos garotos de Liverpool.

Na carreira solo, George fez aquele que é considerado o melhor disco de um Beatle, com All Thing Must Pass, lançado em LP Triplo e trazendo músicas como My Sweet Lord, Isn't A Pity, What Is Life e Beware Of Darkness.

Com 12 discos lançados e 4 coletâneas, George também lançou disco ao vivo no Japão (1992) e o clássico Concert For Bangladeseh (1971) que trouxe participações de Ringo Starr, Eric Clapton, Bob Dylan, Billy Preston, Leon Russel, entre outros.

Além dos discos solo, George montou a Travelling Wilburys, uma superbanda que teve George Harrison, Jeff Lynne, Roy Orbison, Bob Dylan e Tom Petty, onde lançaram discos em 1988/1990 e um DVD.

George Harrison começou a sentir os primeiros sinais do câncer nos anos 1990, que voltou em metástase 11 anos depois. Com o cérebro afetado, o ex-Beatle entrou em fase terminal.  
George Harrison morreu ao lado da esposa Olívia, do filho Dhani e do músico indiano Rhavi Shankar. O corpo foi cremado na manhã seguinte e as cinzas lançadas num rio sagrado na Índia. George Harrison tinha 58 anos.

Nenhum comentário:
comentários