Paul McCartney completa 73 anos


 No dia 18 de Junho de 1942, nascia um gênio da música, do Rock, e que se envolveu até em música clássica e eletrônica. Cantor, compositor, baixista, guitarrista, pianista, baterista, multi-intrumentista, produtor musical, ativista dos animais, entre outros. Paul nasceu no Hospital Geral de Liverpool, Inglaterra, onde sua mãe, Mary, tinha trabalhado como enfermeira na maternidade alguns anos antes. Ele tinha um irmão, Michael, que nasceu no dia 7 de janeiro de 1944. Foi batizado com o nome de James Paul McCartney na igreja católica; sua mãe era católica e o pai, protestante, posteriormente tornou-se agnóstico. Como muitos de Liverpool, os McCartney tinham ascendência irlandesa.




Aos onze anos, Paul passou a frequentar a escola The Liverpool Institute for Performing Arts. Foi no ônibus a caminho da escola que Paul conheceu George Harrison. Em 1955, os McCartney mudaram-se para 20 Forthlin Road, em Allerton (subúrbio de Liverpool). Atualmente a casa dos McCartney faz parte do The National Trust. (organização que protege e conserva locais de interesse histórico na Inglaterra).
No dia 31 de outubro de 1956, aos 14 anos, Paul perdeu a mãe, que faleceu de embolismo após uma mastectomia para conter o câncer de seio. Esse acontecimento faria com que Paul se sentisse próximo a John Lennon, que também perdeu a mãe precocemente, aos 17 anos.



O pai de Paul, Jim, trabalhava vendendo algodão. Ele tocava trompete e piano e teve uma banda de dança de salão nos anos 20. Após a morte da mulher, Jim começou a estimular Paul a se interessar pela música comprando-lhe um trompete. Mas Paul não se interessou pelo trompete. Seu interesse pela música só começou quando o skiffle tornou-se popular na Inglaterra.



Paul McCartney fundou junto com John Lennon e George Harrison a maior banda da história, os Beatles, logo depois veio para fechar o quarteto, Ringo Starr. Paul McCartney escreveu dentro e fora dos Beatles as canções mais populares da história, entre elas estão Yesterday - a mais regravada da história- , Let It Be, Hey Jude e Live and Let Die - Tema do 007. Após o fim físico dos  Beatles em 1970, McCartney lançou-se em uma carreira solo de sucessos, formou uma banda com sua primeira mulher Linda McCartney, os Wings. Antes disso ele lançou os discos "McCartney" e "RAM", onde ambos toca todos os instrumentos. Com os Wings, ele conseguiu atingir tanto quanto com os Beatles, seu ápice foi no disco de 1973 "Band On The Run", onde os Wings conseguiu se consolidar musicalmente. Ele também trabalhou com música clássica, eletrônica e trilhas sonoras.
Em 1979, o Livro Guinness dos Recordes declarou-o como o compositor musical de maior sucesso da história da música pop mundial de todos os tempos. McCartney teve 29 composições de sua autoria no primeiro lugar das paradas de sucesso dos EUA, vinte das quais junto com os Beatles e o restante em sua carreira solo ou com seu grupo Wings.

Paul McCartney é o canhoto e baixista mais famoso da história do rock, embora também toque outros instrumentos, como bateria, piano, guitarra, teclado, etc. É considerado o músico mais rico do Reino Unido, em pesquisa feita em 2013 e 2014. 
Fora seu trabalho musical, McCartney advoga em favor dos direitos dos animais, contra o uso de minas terrestres, a favor da comida vegetariana e a favor da educação musical. Em 1997 foi publicada a biografia intitulada Many Years From Now, autorizada pelo músico e escrita pelo britânico Barry Miles. Sua empresa MPL Communications detém os direitos autorais de mais de três mil canções, incluindo todas as canções escritas por Buddy Holly.



Como os outros três membros da banda, McCartney foi agraciado, em 1966 como Membro do Império Britânico. Porém, é o único membro dos Beatles a ostentar o título de "Sir", honraria que lhe foi concedida pela Rainha em 1997. 
Paul McCartney é vegetariano e já declarou à imprensa como tomou essa decisão: "Há muitos anos, estava pescando e, enquanto puxava um pobre peixe, entendi: eu o estou matando, pelo simples prazer que isso me dá. Alguma coisa fez um clique dentro de mim. Entendi, enquanto olhava o peixe se debater para respirar, que a vida dele era tão importante para ele quanto a minha é para mim". É membro honorário e participante ativo das campanhas do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals, ou Pessoas pelo tratamento ético dos animais, em português). 
Em 2006 no Grammy Awards ele cantou com Linkin Park e Jay-Z uma versão de "Numb/Encore" incluindo a sua música "Yesterday". já em 2010 ganhou prêmio de "Melhor álbum de Pop tradicional", com seu penultimo disco, intitulado "Kisses On The Bottom". Esses são alguns de milhares de prêmios que o nosso Sir. conquistou ao longo de sua carreira.



Em 1990, ele entrou para o Guinness novamente, após fazer um show para 184 mil pessoas no Maracanã, em seu primeiro show em solo brasileiro. Depois houve mais um neste mesmo local, um em Curitiba, três em São Paulo - um deles sendo o melhor show para ele em 2010, um em Porto Alegre, um no Engenhão, um Florianópolis, dois em Recife, um em Belo Horizonte - primeira vez sendo abertura de turnê no hemisfério sul, um em Goiânia, um em Fortaleza, um no Espírito Santo (sendo o primeiro grande show do Estado), um no Rio de Janeiro (sendo o primeiro show dele numa arena fechada) e dois em São Paulo (inaugurando o Allianz Parque). O povo brasileiro é considerado por ele o melhor público para shows,e curiosamente, ele escreveu uma música chamada "How Many People", em homenagem ao ativista brasileiro Chico Mendes.

Em 2012 ele se apresentou no Jubileu do Diamante, nas Olímpiadas, onde recebeu uma libra por isso.
Seu último disco foi lançado em 2013, o chamado "NEW", lançou primeiramente no iTunes Brasil, onde alcançou o TOP 3, no NME Awards  ganhou um prêmio com o disco. No Grammy ele faturou todos os cinco prêmios disputados, e ainda se reuniu com Ringo Starr duas vezes, uma delas na  noite que celebrou 50 anos dos Beatles nos EUA.

Atualmente ele está com sua maior turnê, a "Out There" tem  85 shows marcados até fim de Julho, onde faz show no Loollapalooza Chicago.


Ele já criou vários projetos dentro da música clássica e eletrônica. O último de música clássica, é o Oceans Kingdom, de 2011, enquanto o último disco de eletrônica é do projeto "The Fireman", de 2008. Com parcerias cada vez mais inusitadas, entre 2014 e 2014 ele lançou diversas música com Kanye West, Rihanna, fez a trilha sonora do jogo Destiny e está em parceria com a Lady Gaga, mostrando mais uma vez seu amplo conhecimento, que busca ser ainda maior.
Paul em números: mais de 45 discos, 100 milhões de álbuns e singles vendidos, mais de 30 pódios na Billboard, 400 shows e 20 turnês. Seus discos são encontrados aqui.( Via: @PaulMcCartneyBR).


Parabéns ao Sir. Paul McCartney, que realmente é um Sir. tanto nas músicas, quantos nos seus shows, turnês, fãs, tratamentos com nós brasileiros, ou com um simples mendigo que vê na rua e para para conversar com ele, dar um simples cumprimento. Espetacular nos palcos, e fora dele. Não é toa que foi eleito o melhor pai do mundo da música certo?

Claro que ele não sabe disso, mas ele me ajudou a virar vegetariano, e com certeza mais alguém que está lendo essa matéria, e as suas letras acalmam a gente nas horas mais difíceis, e alegram nos todos os momentos.

Não sei o que falar sobre ele, mas todos vocês já sabem o quão fantástico ele. É isso ai.

Happy Birthday Paul, all the best to you, hope to see your shows soon. Hugs from Brazil, we love you!!

Postar um comentário

1 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.