Último show oficial dos Beatles completa 48 anos


O dia 29 de agosto de 1966 foi um marco para a história dos Beatles: foi o dia do último concerto oficial da Depois de quatro anos de álbum-turnê-álbum, os Beatles decidiram que não iriam mais se apresentar ao vivo. Essa decisão partiu de John Lennon e foi aceita por todos. Cansados dos shows que as fãs não ouviam eles, nem eles se ouviam, e não evoluiam musicalmente. Ali, era o fim das turnês e dos velhos Beatles, que depois disso partiram para quatro anos de criação dentro dos estúdios, e mostraram de fato o motivo de ser a maior banda da história, criando álbuns como o Sgt. Pepper's, White Album e o Abbey Road.



No Candlestick Park, tocaram por curtos 28 minutos, sabendo que aquele seria o último show. Era o fim da última turnê americana, com todos cansados da histeria e das ameaças. Depois do episódio das Filipinase da polêmica sobre Jesus, eles haviam chegado no limite de sua paciência, e de seu cansaço.
Os bilhetes para o evento custam apenas cerca de $ 4,50 e $ 6,50, e inacreditavelmente o suficiente, apenas um pouco mais da metade dos 42.500 assentos do recinto foram vendidos. 
Enquanto a banda sabia que seria seu último concerto adequado juntos, John Lennon e Paul McCartney teria levado uma câmera para o palco, para tirar fotos da multidão e pessoalmente documentar a ocasião. Os Beatles também haviam solicitado a sua assessora de imprensa, Tony Barrow, para gravar o concerto em fita cassete. No entanto, uma vez que a fita só poderia gravar 30 minutos de cada lado e Barrow esqueceu de entregá-lo para o final do set, a música de encerramento ("Long Tall Sally") nunca foi gravada na íntegra.. 

Quando terminou, eles retornaram para Beverly Hills e, durante o vôo, George virou-se para Tony Barrow e disse: “É isso aí. Não sou mais um Beatle”. No dia 30 voaram para Nova York e de lá para Londres. 
De volta à Londres, cada Beatle foi cuidar de sua própria vida. Paul faria a trilha de "The Family Way" e John faria o filme "How I Won The War" de Richad Lester. Estavam felizes por sentirem-se "livres" pela primeira vez em tantos anos. Só uma pessoa não estava feliz: Mr. Brian Epstein, que tinha dedicado sua vida aos Beatles e a organização das turnês. "O que eu vou fazer agora?". Brian percebeu que precisava muito mais dos Beatles do que eles dele. Um anos depois, em agosto de 1967, Brian morreria, aparentemente de overdose de drogas antidepressivas. Os Beatles não deixaram apenas crescer bigodes, barbas e cabelos. Creseceram mentalmente e musicalmente, a partir dai, mudaram de fato o mundo.
O setlist do último show foi o seguinte:
  1. Rock and Roll Music (Chuck Berry cover)
  2. She's a Woman 
  3. If I Needed Someone 
  4. Day Tripper 
  5. Baby's in Black 
  6. I Feel Fine 
  7. Yesterday 
  8. I Wanna Be Your Man 
  9. Nowhere Man 
  10. Paperback Writer 
  11. Long Tall Sally 
    (Little Richard cover)
  12. In My Life 
    (John Lennon tocou o começo, enquanto o resto da banda deixou o palco)
Ouça 28 minutos do áudio original deste dia:





No dia de 14 de Agosto de 2014 Paul McCartney se apresentou no local, e este foi o último show do Candlestick Park, antes dele ser demolido para se tornar um shopping.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.