De acordo com músico, os Beatles assistiram grupo do RS em Londres

Um conjunto musical tradicionalista do Rio Grande do Sul que ganhou notoriedade internacional na década de 1960 chamou a atenção dos Beatles, que pararam para ver, por trás de uma porta, o ensaio dos brasileiros para uma gravação na sede da BBC em Londres. Eles foram observados pelo quarteto de Liverpool quando cantavam um samba de Tom Jobim, como contou ao Teledomingo, da RBS TV, o maestro Tasso Bangel, que pertenceu ao Conjunto Farroupilha (confira no vídeo).
"Estávamos na BBC de Londres, nos aprontando para gravar uma programa pilchados (trajados com roupas típicas do Rio Grande do Sul) cantando samba. Estávamos ensaiando Samba de uma Nota Só, e lá no cantinho da parede tinha três cabecinhas, uma em cima da outra, no vão de uma porta. De repente a Estrela Dalva, a minha cunhada, perguntou ao produtor quem estava lá nos olhando há tanto tempo. Ele disse que não sabia quem eram aquelas figuras, que parecia que o nome deles era Beatles, uma coisa assim", contou o músico que atualmente vive em Porto Alegre.

Ainda nos anos 1950, o Conjunto Farroupilha saiu do Rio Grande do Sul para viver entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Atuaram em cinema e ganharam programas no rádio e na televisão, mas nunca abandonaram as músicas da terra natal. O grupo se apresentou no exterior em eventos promovidos pela antiga Viação Aérea Rio-Grandense (Varig), na época uma das principais companhias aéreas do continente.
"Estou falando de 1956, 57, 58. A Varig era praticamente dona dos céus das Américas, fora o mundo que ela estava abrindo", conta.
O Conjunto Farroupilha  tocou por 43 anos. Bangel  formou outros grupos de música e neste ano ganhou o Prêmio Açorianos de melhor arranjador.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.