Elio Sant'Anna Elio Sant'Anna Author
Title: O desrespeito da Capitol Records com os Beatles
Author: Elio Sant'Anna
Rating 5 of 5 Des:
George Bernard Shaw estava correto em afirmar que a Grã-Bretanha e América eram dois países " separados por uma língua comum ...
George Bernard Shaw estava correto em afirmar que a Grã-Bretanha e América eram dois países " separados por uma língua comum " , a nova caixa dos álbuns dos EUA dos Beatles oferece a confirmação musical. Lançado para comemorar o 50 º aniversário da primeira visita do grupo na América esses álbuns estão disponíveis no Reino Unido pela primeira vez , e proporcionar uma grande surpresa reveladora para as diferenças com que os dois países consideravam esse fenômeno musical. 
América tinha sido lento para agarrar-se aos Beatles - ou a parceiro da EMI, a Capitol tinha passado a oportunidade de lançar seus primeiros singles , o que , consequentemente, apareceu no independente Vee- Jay - e de repente foram forçados a tocar quando "I Want to Hold Your Hand" catapultou o grupo para a ribalta da América em 1964. Ao lado de uma enxurrada de singles de sucesso ,a Capitol saqueou o catálogo dos Beatles para criar uma nova série completamente de álbuns para este vasto novo mercado virgem, exibindo um total desrespeito as intenções originais da banda.
No final do mesmo ano, os Beatles tinham lançado um total de quatro álbuns no Reino Unido , representando uma progressão clara no entusiasmado do rock'n'soul e esforços no tipo de composição de Please Please Me e With The Beatles para o triunfo florescimento de A Hard Day's Night e a reflexão influenciada do folk do Beatles for Sale.A Capitol , pelo contrário, tinha inundado o mercado com nada menos que seis álbuns em um ano, borrando claro a carreira de arco do grupo com uma série de coleções aparentemente ordenadas aleatoriamente abatidas a partir de todos os pontos de sua história. 
Foi uma alimentação - frenesi absoluta da Capitol que só pode ter uma base de fãs perplexos já pego em uma onda febril de Beatlemania . Então, para confundir ainda mais as coisas , eles começaram 1965 , retornando novamente para The Early Beatles , num ano em que o grupo estava escalando as alturas de Help! e Rubber Soul . 

Os dois álbuns da trilha sonora são, talvez, as profanações mais sem vergonhas , cada uma tomando apenas o primeiro lado da versão britânica equivalente com a música incidental do filme e as versões instrumentais de canções já em destaque no álbum - ótimo para karaoke , talvez, mas não oferecendo nenhuma impressão de que o feito extraordinário da A Hard Day's Night , em particular , o primeiro álbum com apenas material de Lennon - McCartney .
Não foram só os conteúdos diferentes, mas em muitos casos a música real era substancialmente diferente das versões britânicas em termos sonoros , as mixagens americanas imponentes na compressão extra e atraso - especialmente nos vocais - para atender aos gostos e criando o bizarro " Duophonic " um falso -stereo nas mixagens de faixas mono equalizando diferentes instrumentos, que foram, então, apresentados em canais separados. Os Beatles ficaram compreensivelmente consternados com a atitude arrogante da Capitol ao seqüenciamento , como faixas que foram brutalmente colhidas a partir de álbuns para expandir a quantidade de produto disponível. Daí, talvez , o " Butcher's Cover" onde os garotos estão em jalecos brancos, sorridentes segurando cortes sangrentos de carne e bonecas desmembradas , uma imagem clara de "matar nossos bebês " - o que eles apresentam como a capa de Yesterday And Today,uma mistura bizarra de duas faixas do Help! , quatro da Rubber Soul , e três do ainda-a ser lançado álbum Revolver, tudo retirado dos álbuns americanos , mais dois singles sem álbum.
Quando os varejistas se opuseram a este item de mau gosto em suas prateleiras ,a Capitol rapidamente mudou o álbum e colou novas capas mais simples sobre a foto ofensiva , criando objectos de colecção instantâneas. O álbum , no entanto, apontam para as maiores calúnias visitadas sobre a saída dos Beatles da sua gravadora americana , diminuindo o impacto de ambos Rubber Soul e Revolver, ainda considerado por muitos como um dos maiores álbuns já gravados. Ao invés dos banquetes cheios oferecidos ouvintes britânicos , que não deixou dúvidas de que a banda estava indo em uma variedade de direções inéditas na música pop, os norte-americanos tiveram que se contentar com as versões bizarras parcialmente como indicativos de extraordinária diversidade do grupo. 
E ainda mais que os Beatles processaram a Capitol por não receber os royalties!

Postar um comentário

 
Top