As diferenças entre as versões mono e estéreo do Box americano dos Beatles

O apresentador do programa Web Go The Beatles da rádio Route 66 e amigo Leonardo Conde escutou os álbuns no iTunes que estarão na caixa The US Albums que será lançada na terça-feira e fez as suas comparações:
MEET THE BEATLES (MONO)
- As faixas originais do With The Beatles e I Saw Her no álbum original estão em falso-mono (fold-down, stereo-to-mono). Aqui estão em true mono, igual ao inglês.
- I Wanna Hold e This Boy no álbum original estão em true mono, então não houve mudança (exceto, é claro, terem usado os remasters de 2009)
MEET THE BEATLES (STEREO)
- Todos as músicas do With the Beatles e I Saw Her que estão no Meet original estão nos mesmos mixes que os ingleses, portanto não houve mudança (exceto, obviamente, terem usado os remasters de 2009)
- I Wanna Hold e This Boy, que no Meet original estão em falso-stereo, aqui estão nos mixes stereo do Past Masters.
SECOND ALBUM (MONO)
- Todas as músicas originais do With The Beatles estão em falso-mono (e sem reverb) no Second Album original, mas aqui estão em mono original, igual ao inglês.
- Thank You Girl, que no Second original está em falso-mono criado do stereo americano (com as frases extras de gaita), aqui está no mono original do single inglês.
- You Can't Do That não muda, pois o Second original traz o mix mono inglês.
- Long Tall Sally e I Call Your Name têm mixes mono feitos especialmente pro Second Album, mas aqui estão nos mixes mono ingleses, que são sutilmente diferentes.
- She Loves You e I'll Get You estão nos mesmos mixes ingleses, que já estavam no Second original.
SECOND ALBUM (STEREO)
- Todas as músicas originals do With the Beatles + Thank You Girl, que no Second original estavam com reverb exagerado, aqui aparecem nos mixes ingleses normais, sem reverb.
- You Can't do That, sai o fake-stereo e entra o stereo verdadeiro inglês.
- Long Tall Sally e I Call, que tinham mixes stereo feitos exclusivamente pro mercado americano, foram trocados pelos mixes ingleses do Past Masters.
- She Loves You e I'll Get You estão em mono e não mais em fake-stereo. Ou seja, tocam a mesma versão duas vezes no mesmo CD!
A HARD DAY'S NIGHT OST (MONO)
- Os mixes exclusivos de And I Love Her e I'll Cry Instead foram mantidos, portanto a versão mono é igual a do álbum original, ou seja, usa os mesmos mixes mono.
A HARD DAY'S NIGHT (STEREO)
- I'll Cry Instead repete a mono, ou seja, ela toca duas vezes no mesmo CD!
- And I Love Her e todas as outras dos Beatles estão nos mixes stereo ingleses, substituindo os fake-stereo "ping-pong" do álbum original.
SOMETHING NEW (MONO)
- Os mixes mono feitos exclusivamente pro mercado americano de Any Time, When I Get e I'll Cry Instead foram mantidos, assim a versão mono do Something New é idêntica à original.
SOMETHING NEW (STEREO)
- O álbum original tem somente mixes ingleses, nada exclusivo, então fica igual ao original (somente, claro, trocando pelos remasters de 2009, o que não muda nada além de ter o som melhor)

BEATLES 65 (MONO)
- Os mixes de She's a Woman e I Feel Fine, com aquele reverb bizarro, e o mix mono US de I'll Be Back foram mantidos, portanto nada muda aqui.
BEATLES 65 (STEREO)
- Os mixes das músicas do For Sale foram usados no álbum original, então fica tudo igual, apenas, claro, substituindo pelos remasters.
- She's a Woman e I Feel Fine, que estavam em fake-stereo com som som pífio, aparecem aqui em stereo verdadeiro do Past Masters.

HELP OST (MONO)
- A versão mono das músicas dos Beatles no álbum original estão todas em falso-mono (stereo-to-mono), mas nesse nova edição foram usados os true mono do álbum Help inglês, inclusive para a faixa-título, cuja versão mono tem o vocal diferente (!). Não consegui saber se eles editaram a "James Bond" intro no início, pois o trecho do iTunes não tinha essa parte.
HELP OST (STEREO)
- Os mixes stereo ingleses originais foram usados no álbum original (exceto Ticket, que era em fake-stereo), mas aqui aparecem os mixes stereo de 1987. Também não confirmei se tem o "James Bond" no início.

RUBBER SOUL (MONO)
- O álbum original tem somente mixes iguais aos mono ingleses, exceto Michelle, que era um mix exclusivo (com final maior). Aqui eles usaram também esses mixes, portanto não houve mudança. Só não consegui saber se usaram o mix ameriano de Michelle, pois o sampler não ia até o final.
RUBBER SOUL (STEREO)
- I'm Looking Thru You e The Word tiveram os mixes exclusivos mantidos. Todas as outras faixas vêm nos mixes de 1987, portanto, diferente do álbum original.
YESTERDAY AND TODAY (MONO)
- Drive My Car, que no álbum original era fake-mono, aqui está no mono inglês.
- As três do Revolver estão nos mixes americanos, como no álbum original. Isso, portanto, foi mantido.
- As músicas restantes estão nos seus mixes ingleses, como no álbum original. Portanto, com exceção da Drive, tudo está como no original.
YESTERDAY AND TODAY (STEREO)
- As músicas do Rubber Soul e do Help estão nos mixes de 1987, portanto diferentes do álbum original.
- As três do Revolver vêm nos mesmos mixes do Revolver, substituindo os fake-stereo da primeira edição
- I'm Only Sleeping também não vem no mix stereo exclusivo da segunda edição do Y&T stereo
- Day Tripper e We Can Work, essas sim, tiveram os mixes exclusivos americanos mantidos.
REVOLVER (MONO / STEREO)
- Tanto o mono quanto o stereo originais trazem os mesmos mixes que os ingleses, portanto, nada diferente aqui. Ou seja, o CD é fiel ao original.
HEY JUDE
- O álbum original não traz nenhum mix exclusivo, portanto, nenhuma diferença.
(* quando eu falo "álbum original" também me refiro às 2 caixas "Capitol Albums", que trazem os mixes originals dos LPs)
 

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.