The Beatles no Shea Stadium: O primeiro show em estádios






Até aquele 15 de agosto de 1965, estádios ou estruturas semelhantes jamais haviam sediado um show musical, e pelas mais diversas razões. Os problemas com a sonorização soam básicos e óbvios. Mas havia outros tantos, o principal talvez era que o grupo, orquestra ou artista haveria de ser muito famoso para justificar a aparente megalomania de uma performance em espaço tão grande quanto incomum. Os Beatles seriam esse grupo? Em 1965 é provável que não existisse ninguém mais famoso na face da terra. Longe do torrão natal os Fabs toparam o maior dos desafios até então, aceitando uma produção tocada em parceria pela NEMS Enterprises, de Brian Epstein, e a Sullivan Productions, do apresentador Ed Sullivan. O evento claro, contou com todos os requintes de mídia disponíveis à época. A disposição de todos era fazer um evento grandioso, profissionalmente filmado, e que seria transformado posteriormente em especial de TV nos Estados Unidos e na Inglaterra.
A intenção para o show no Shea Stadium era que os Beatles descessem com um helicóptero bem no meio do estádio e que dali fossem correndo para o palco. Mas essa ideia foi abortada por não terem conseguido autorização, pois seria uma manobra perigosa demais de se realizar. O que aconteceu foi que eles pousaram com o helicóptero há uma certa distância do estádio e, após isso, foram levados até o mesmo em um furgão blindado da empresa Wells Fargo (os distintivos que eles usavam nas roupas, durante o concerto, eram dessa empresa).
Quando o apresentador Ed Sullivan subiu ao palco e usou os microfones para proferir essa frase histórica “Now, ladies and gentlemen… honored by their country, condecorated by their queen and loved here in America, here they are: The Beatles!”, a platéia teve certeza que os Fabs de fato iriam se apresentar ali. Antes, a produção americana obrigou a platéia a agüentar por quase uma hora, um festival impressionante de artistas sem grande expressividade alguma como o grupo Sounds Incorporated, Cannibal & Headhunters, Brenda Holloway e King Curtis Band. Após a apresentação de Sullivan, já trajados com os “terninhos militares”, com os distintivos da Wells Fargo, os Beatles subiram as escadas que davam acesso ao gramado do estádio e correram até o palco, ouvindo 55.600 fãs gritando descontroladamente.
Imagens tiradas no show mostram muitos adolescentes e mulheres chorando, gritando, e até mesmo desmaios. O barulho da multidão era tal que os seguranças podiam ser vistos tapar os ouvidos quando os Beatles entraram em campo. Apesar da presença de forte esquema de segurança alguns fãs conseguiram entrar em campo várias vezes durante o show e foram perseguidos e contidos. O filme também mostra John Lennon irônico apontando um incidente desses enquanto ele tentava conversar com o público entre as músicas. O nível de ruído ensurdecedor da multidão juntamente com a distância entre a banda e o público significava que ninguém no estádio podia ouvir muita coisa. A Vox tinha especialmente projetado amplificadores de 100 watts para este show e ele ainda não estava alto o suficiente, de modo que os Beatles usaram o sistema de amplificação da casa.
Haviam alguns famosos asistindo a esse lendário concerto dos Beatles. Mick Jagger, Keith Richards e Andrew Loog Oldhan, empresário dos Rolling Stones, assistiam tudo de um lugar situado atrás da saída do estádio, de frente para a primeira base. Segundo consta, Mick Jagger ficou surpreso com a reação do público com os Fab Four. Quem também estava no concerto, era a futura-atriz Meryl Streep, que tinha 16 anos na época, e estava com um “button” escrito “I Love You, Paul”. 

O setlist do primeiro show foi o seguinte:  
Twist and shout 
She´s a woman 
I Feel Fine 
Dizzy Miss Lizzy 
Ticket to Ride 
Everybody´s Trying To Be My Baby 
Can't Buy Me Love 
Baby's In Black 
I Wanna Be Your Man 
A Hard Day´s Night 
Help! 
 I´m down

Os Beatles voltaram ao estádio no dia 23 de agosto do ano seguinte, porém, dessa vez, tocando para um público menor, de 44.000 pessoas. Seis dias depois (29/08/1966), eles realizariam seu último concerto de turnê, no Candlestick Park, em São Francisco. Em 2009, Paul voltou ao Shea Stadium – que agora se chama Citi Field e está um pouco ao lado de onde era localizado o estádio antigo, demolido em 2008.

Do show de 1966, o setlist foi: 
Rock and Roll Music 
She´s a Woman 
If I Needed Someone 
Day Tripper 
Baby´s in Black 
I Feel Fine 
Yesterday 
I Wanna Be Your Man 
Nowhere Man 
Paperback Writer 
I´m Down


Em 2009, Paul McCartney voltou nesse mesmo local, agora reconstruído e com outro nome, para seu DVD "Good Evening New York City", abaixo o Live de "Im Down". 


Fonte: O Baú do Edu

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.