7 filmes para entender a ascensão dos Beatles


Esta é uma lista diferente, quase um serviço musical de “utilidade pública”. O critério aqui é cronologia histórica. É bem verdade que até hoje não fizeram uma superprodução decente sobre os caras, mas, se você pouco sabe sobre a banda “mais famosa que Jesus Cristo”, esta lista lhe ajudará a conhecer melhor a escalada meteórica dos Beatles.
7. O Garoto de Liverpool (Nowhere Boy, Inglaterra/Canadá 2009): Mesmo não sendo um filme sobre Os Beatles, vale como registro por tratar-se de um período muito pessoal sobre a juventude de Lennon. John, então com 15 anos, aprende a tocar banjo, muda para o violão e monta, com colegas da escola, a banda “The Quarrymen”, através da qual conhece Paul e George. Apesar do fundo musical, o principal foco do longa é nas conturbadas relações entre o músico, sua mãe Julia e sua tia Mimi. A fita termina quando ele recebe seu primeiro passaporte para tocar na Alemanha com o grupo já batizado de Beatles.
6. Backbeat – Os Cinco Rapazes de Liverpool (Backbeat, Inglaterra/Alemanha 1994): Stu Sutcliffe era um péssimo baixista e artista plástico mediano. Mas graças a sua amizade com Lennon fez parte dos Beatles no comecinho dos anos 60, quando eles só tocavam covers. O filme foca justamente neste período, quando a banda ficou três meses em Hamburgo, na Alemanha, se apresentando em bares. Stu abandonou o grupo para se dedicar a carreira de pintor pouco antes deles gravarem o primeiro disco. Além de boas interpretações, o longa dirigido pelo britânico Ian Softley tem uma trilha sonora fabulosa que foi sucesso na virada dos anos 50 pros 60 e que muita gente nem conheceu.
5. Os Reis do Iê Iê Iê (A Hard Day’s Night, Inglaterra 1964): A primeira fita estrelada pelos Beatles com um orçamento razoável, e em preto e branco. É quase um registro histórico sobre o auge da Beatlemania. A comédia musical poderia ter lançado um novo gênero cinematográfico, o “foot movie”, visto que os quatro rapazes passam o filme inteiro correndo (ou seria fugindo?) de produtores nervosos, fãs histéricos e parentes problemáticos. A trilha sonora é composta dos primeiros clássicos.
4. Febre de Juventude (I Wanna Hold Your Hand, EUA 1978): Em fevereiro de 1964, os Beatles vieram a América pela primeira vez para se apresentar no programa do Ed Sullivan. Seis beatlemaníacos (4 garotas e 2 garotos) viajam até Nova York no intuito de chegar perto dos rapazes, custe o que custar. Divertida comédia dirigida pela então estreante Robert Zemeckis que ilustra bem a idolatria sem limites dos jovens da época, capazes de  colecionar as coisas mais absurdas ligadas ao Fab Four, sejam elas fezes ou um punhado de terra onde um Beatle pisou!
3. Yellow Submarine (Inglaterra/EUA 1968): O produtor Brian Epstein (considerado por muitos como o quinto Beatle) foi o idealizador desta animação que pretendia disseminar a beatlemania entre novas gerações. Os rapazes detestaram a idéia, que achavam imbecil. Negaram-se a dublar os personagens, mas, por motivos contratuais, foram obrigados a fazer a trilha sonora. A trama se passa num lugar chamado Pepperland, onde tudo respira música. Mas os malvados Blue Mennies querem acabar com a alegria de Pepperland e os Beatles são chamados para combatê-los.
2. Let It Be (Inglaterra 1970): Originalmente a idéia era mostrar a banda criando um álbum em estúdio. Mas, quando começaram as gravações, os integrantes viviam em meio a uma série de conflitos. Um comentário disparado por Lennon durante as filmagens demonstra o clima tenso na ocasião: “Esse filme só mostra o Paul, foi feito sob medida, com ele sempre bonitinho diante das câmeras”. O documentário só foi lançado quando os Beatles já haviam se separado. A parte final traz um mini-show realizado no telhado do Apple Studios.
1.  Across The Universe (EUA 2007): 33 das melhores canções do Fab Four ganham novas e ousadas roupagens neste divertido musical, para contar uma envolvente história de amor. O filme vai das docas de Liverpool ao universo criativo de Greenwich Village en Nova York, das ruas tomadas pelos protestos em Detroit aos campos de batalha do Vietnã, recriando com delicadeza e psicodélica criatividade, o periodo turbulento do fim da década de 60.

Ainda acrescento o filme "Help" de 1965, para quem não conhece ou conhece pouco a banda, vale muito a pena.

Fonte: Getro

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.