Integrantes do Charlie Brown Jr.montam nova banda

Na matéria de capa da edição de abril da Rolling Stone, os ex-integrantes do Charlie Brown Jr. falam pela primeira vez sobre o futuro da banda. O grupo – Marcão (guitarra), Champignon (baixo) e Thiago Castanho (guitarra), integrantes originais, e o baterista Bruno Graveto – decidiu que não irá manter o nome Charlie Brown Jr. sem a presença de Chorão. O cantor morreu em 6 de março, em consequência de uma overdose de cocaína e problemas no coração.

Mas o quarteto vai seguir na música. Dos escombros da tragédia, Champignon, Graveto, Marcão e Thiago já definiram: formarão uma nova banda, não sem antes prestar as homenagens ao amigo Chorão. “A gente decidiu montar um grupo”, conta Champignon, “que vai se chamar A Banca. Para eternizar o Charlie Brown Jr. do jeito que ele foi: animando a galera, botando o bagulho pra baixo, fazendo tremer mesmo os shows.”

Para este ano, o plano é fazer uma turnê em tributo a Chorão e ao Charlie Brown Jr. Já para 2014, a promessa é o lançamento de um álbum da nova banda, só com músicas inéditas.


O grupo terá uma nova baixista, chamada Lana, e Champignon assumirá apenas como vocalista. Os primeiros shows de A Banca terão convidados especiais.
Na tarde desta quinta-feira (11), os integrantes de A Banca e músicos convidados, como Lobão e Dinho Ouro Preto, vão gravar uma homenagem a Chorão no programa "Altas Horas", da Globo. A atração vai ao ar no próximo sábado.

“A gente podia se afundar de vez ou transformar a tragédia em aprendizado”, diz Thiago Castanho. Ele e os parceiros de A Banca optaram pela segunda alternativa.
Na reportagem do jornalista Maurício Monteiro Filho, você também fica sabendo como foram os últimos meses de vida de Chorão – e o peso que a morte do pai do artista, em 2007, teve na vida dele. Além disso, conhece histórias curiosas por trás da vida na estrada e do início do Charlie Brown Jr.



"Foi horrível, pela falta do cara", resumiu Champignon ao tratar da primeira apresentação da banda A Banca, que traz ex-integrantes do Charlie Brown Jr mais a baixista Lena. O grupo foi formado pouco mais de um mês depois da morte de Chorão, líder e vocalista do Charlie Brown, no dia 6 de março. A Banca havia acabado de "estrear" nesta quinta-feira (11) ao gravar participação no "Altas Horas", nos estúdios da TV Globo em São Paulo.


Assumindo a função de vocalista e deixando o baixo, Champignon e os companheiros falaram com jornalistas em encontro que sucedeu a gravação do programa. Diziam-se emocionados. O "horrível", segundo o ex-baixista do Charlie Brown, referia-se à ausência de Chorão, e não à recepção da plateia ou a questões técnicas. "A gente quer encarar com o maior otimismo do mundo, que é como ele [Chorão] encarava os problemas dele." Mais tarde, ele comentaria que o resultado da estreia foi "bacana".
"Charlie Brown não existe sem o Chorão. A Banca foi uma ideia do Champignon", acresscentou Thiago Castanho, guitarrista do grupo. A Banca contará com a nova baixista Lena e com Champignon nos vocais, além de Marcão (guitarra), Thiago Castanho (guitarra) e Bruno Graveto (baterista).
Champignon afirmou: "O Charlie Brown não deixou de ser a nossa banda. Só que agora é A Banca do Charlie Brown". Sobre possíveis críticas por ter voltado à ativa precocemente, Champignon respondeu: "Se a gente ficar em casa, a gente morre também". O guitarrista Castanho completou: "A gente tem 20, 25 famílias que dependem disso aqui", citando ainda as mulheres e filhos dos integrantes e da equipe da banda

Sobre material novo, o guitarrista Marcão indicou: "Tem previsão de lançar no final do ano ou começo do ano que vem. A gente já tem algumas ideias. A gente carrega o DNA do Charlie Brown Jr, só que agora com outro formato". Uma diferença fundamental entre o Charlie Brown Jr e A Banca é que a nova banda. traz uma mulher.

Lena, baixista de A Banca (Foto: TV Globo / Reinaldo Marques)
 
 Nova baixista
 

Além de músicos convidados, o "Altas Horas" em tributo a Chorão teve participação do filho do cantor, Alexandre. Um dos momentos de maior emoção ocorreu quando, durante uma interrupção das gravações, Champignon e Marcão começaram a improvisar uma versão de "Lugar ao sol", sucesso do Charlie Brown Jr. Bruno Graveto logo se juntou aos companheiros de banda e o próprio Alexandre passou a cantar, sem microfone, os versos da música. A plateia correspondeu e prosseguiu com a canção até o fim. Também presente no estúdio, a mãe de Alexandre e primeira mulher de Chorão, Thais Lima, chorou bastante. Mais tarde, o apresentador Serginho Groisman perguntou a Thaís sobre a época em que ficou grávida. "Eu tinha 19 anos. [Foi uma] gravidez de dois adolescentes." Segundo ela, o casamento com Chorão durou um ano.
Ainda durante a gravação do "Altas Horas" em tributo a Chorão, Lena foi perguntada por uma pessoa da plateia sobre como estava se sentindo ao fazer parte de A Banca. "[Estou me sentindo ainda] Como fã. Não é normal estar tocando com esses caras", ela respondeu. Mais tarde, no encontro com a imprensa, Champignon comentou o assunto. "Depois que o Chorão morreu, a gente ficou abalado, em choque. Cinco semanas sem tocar, pensando em prosseguir sem o cara. A gente queria voltar logo para a estrada." Ele diz que o fato de ter se lembrado da Lena e de ela ter topado entrar para a banda e se entrosado garantiu que eles conseguissem reiniciar as atividades.
Champignon brincou sobre o jeito que Lena toca: "Eu a via tocar desde 1999, 2000. Ela fazia parte da cena musical de Santos". E fez uma comparação entre o seu próprio estilo e o da nova companheira. "Aqui é dedo de pedreiro", falou sobre si próprio. "Tinha que ser alguém de responsa. E por incrível que pareça, é uma menina", afirmou ele, reforçando um elogio já feito na gravação. "Eu sabia que ela podia dar o peso que essa banda merece".
 
Primeiro show
 

No dia 4 de maio a banda faz seu primeiro show, em Lorena (SP), segundo a assessoria de imprensa de A Banca. Champignon complementou:"A gente vai fazer uma turnê em homenagem ao Chorão e ao Charlie Brown Jr. Até o final do ano deve ter um single, e o disco deve sair em abril." Sobre o fato de a banda tocar músicas do Charlie Brown nos shows, Champignon justificou: "As músicas são nossas também".
Marcão adiantou que "os shows vão contar com participações especiais". A assessora de imprensa mencionou algumas possibilidades, mesmo sem nada acertado: Falcão, d'O Rappa, Di, do NX Zero. e Alexandre, do Natiruts. Na gravação do "Altas horas", A Banca recebeu músicos que cantaram hits do Charlie Brown: Dinho Ouro-Preto ("Tudo que ela gosta de escutar"), Zeca Baleiro ("Proibida pra mim"), Marcelo D2 ("Samba Makossa", originalmente da Nação Zumbi, mas regravada pelo grupo de Chorão) e Negra Li ("Não é sério").

Os outros shows marcados são:

25/05 - Projeto - Estação Rio da Tv Globo
08/06 - Festival João Rock - Ribeirão Preto
15/06 - Curitiba


Confira vídeos da apresentação de "A Banca" com convidados especiais, no Altas Horas aqui. 

Disco inédito do Charlie Brown
 

Sobre o último disco do Charlie Brown Jr., que ainda vai ser lançado, Thiago diz: "É um disco de 13 música inéditas. A gente estava no processo de finalização [quando Chorão morreu]. É um CD muito emotivo", explicou ele, citando que Chorão já havia gravado as vozes. "A gente quer lançar o mais rápido possível. No máximo em dois meses, pelo fato de os fãs terem muita curiosidade."


Fonte: Rolling Stone, UOLG1

Comentário: Só eu que já sabia que tudo isso ia acontecer ?

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.