The Dark Side Of The Moon completa 40 anos

The Dark Side of the Moon é o oitavo álbum de estúdio da banda britânica de rock progressivo Pink Floyd, lançado em 1 de março de 1973. O disco marca uma nova fase no som da banda, com letras mais pessoais e instrumentais menores, contendo alguns dos mais complicados usos dos instrumentos e efeitos sonoros existentes na época, incluindo o som de alguém correndo à volta de um microfone e a gravação de múltiplos relógios tocando ao mesmo tempo.

Dark Side trouxe evoluções sonoras nunca antes vistas e, pela primeira vez, explorou todo o potencial dos aparelhos estéreo de alta fidelidade que começavam a se popularizar na Europa no início dos anos 70. É considerado a obra-prima do Pink Floyd,.

Nele, a banda inglesa levou a nível máximo os experimentos sonoras que vinha fazendo desde seu primeiro trabalho em 1967. Com uma lista de nove clássicos instantâneos, o disco condensou em pouco mais de 40 minutos a aproximação mais fiel de um disco pop à cultura lisérgica e da psicodelia. E, por isso, se tornou mais uma das unanimidades no mundo do rock.

Claro que, como toda a lenda, Dark Side of The Moon também conta com uma boa dose de misticismo. A lenda mais comum em torno dele é sua suposta sincronia com o filme O Mágico de Oz: segundo essa teoria, é possível usar o disco como trilha sonora para o clássico longa-metragem estrelado por Judy Garland. Os integrantes do Pink Floyd na época , sempre atribuíram o fato a uma mera coincidência, mas a sincronia da trilha com o filme é impressionante.

A banda produziu o trabalho no Abbey Road Studios de Londres em diferentes seções em 1972 e 1973. Dark Side of The Moon levou quase um ano para ser gravado e marcou a entrada definitiva do Pink Floyd no fechado mercado americano.

Os temas explorados na obra são variados e pessoais, incluindo cobiça, doença mental e envelhecimento, inspirados principalmente pela saída de Syd Barrett, integrante que deixou o grupo em 1968 depois que sua saúde mental se deteriorou. O conceito básico do disco foi desenvolvido quando a banda estava em turnê, e muito do novo material foi apresentado ao vivo muitos antes de ser gravado. Tudo começou na cozinha de Nick Mason, durante esta reunião dos Pink Floyd na casa do baterista, surgiu a ideia de interligar canções sobre as pressões diárias a que todos estamos sujeitos.

The Dark Side of the Moon foi um sucesso imediato, chegando ao topo da Billboard 200 nos Estados Unidos, estando na lista dos álbuns mais vendidos da história, com um total de cinquenta milhões de cópias comercializadas mundialmente até hoje. A obra também recebeu aprovação total dos fãs e aclamação da crítica especializada, sendo considerado até hoje um dos mais importantes álbuns de rock de todos os tempos. O álbum passou 724 semanas, quase 14 anos, entre os mais vendidos nos Estados Unidos. Estima-se ainda que na Inglaterra, terra natal da banda, uma em cada cinco casas tenha o disco.


 Faça download do disco em: http://www.4shared.com/rar/mnrt991C/1973_-_Dark_Side_of_the_Moon.html

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.