Elio Sant'Anna Elio Sant'Anna Author
Title: Especial de Natal Parte 2: John e George
Author: Elio Sant'Anna
Rating 5 of 5 Des:
Happy Xmas (War Is Over) foi escrita por John Lennon, e lançada como single em 1971 pela Apple Records, alcançou a 3ª posição da Billboard, ...
Happy Xmas (War Is Over) foi escrita por John Lennon, e lançada como single em 1971 pela Apple Records, alcançou a 3ª posição da Billboard, a primeira aparição oficial da música foi em 1975 no disco Shaved Fish. Embora seja uma canção de protesto sobre a Guerra do Vietnã , tornou-se umas das mais famosas musicas de natal fora do eixo das musicas popularmente classicas, e já foi gravada em varias linguas, entrando em muitas compilações de natal. A letra é baseada em uma campanha do final de 1969 organizada por Lennon & Ono, que alugaram varios outdoors e colaram cartazes em doze cidades espalhadas pelo mundo com a frase: "WAR IS OVER! (If You Want It)", as cidades escolhidas foram: New York, Los Angeles, Toronto, Roma, Atenas, Amsterdam, Berlin, Paris, Londres, Tóquio, Hong Kong e Helsinque.


"Happy Xmas (War Is Over)" se tornou um dos maiores sucessos da carreira solo de John Lennon. Foi gravada dois anos depois de composta, no final de outubro de 71, nos estúdios da Record Plant em Nova Iorque com a ajuda do produtor Phil Spector. A gravação apresenta um grande coral de crianças do Harlem Community Choir.


"Ding Dong Ding Dong"

Presente no albúm "Dark Horse", foi gravada em  Novembro de 1973 e Agosto de 1974  e lançada em 23 de Dezembro de 1974. Um dos destaque  do "Dark Horse", Ding Dong Ding Dong tem a partipação de Klaus Voorman e Ringo Starr.

1974 foi um ano misto para Harrison. Ele se separou de sua primeira mulher, Pattie Boyd , lançou sua própria gravadora Registros Dark Horse, e produziu álbuns para Ravi Shankar e Splinter. Ele também gravou o álbum Dark Horse, e fez planos para sua primeira turnê completa de os EUA no final do ano.

Ding Dong, Ding Dong foi escrito por Harrison em apenas três minutos, e mostrado o seu desejo de um novo começo. As letras foram, em grande medida a partir de gravuras talhadas na madeira de seu Frei Parque mansão, onde a música foi gravada.

Harrison disse ter sido tocando seu violão quando notou as palavras "Ring a Ring, velho no novo" para a esquerda de uma lareira. À direita estavam as palavras "Ring a Ring, falso no verdadeiro". Mais tarde, ele revelou que ele tinha vivido com as palavras por algum tempo, mas nunca tinha notado antes que eles poderiam ser letras de música.
 "Ding Dong, Ding Dong foi o mais rápido que eu já escrevi. Levei três minutos, a não ser que me levou quatro anos de olhar para a coisa, que foi escrito na parede na minha casa, 'Ring o anel, o velho no novo. Anel para fora do ringue, falso na verdade, 'antes eu percebi que era uma música de sucesso. Faz-me rir, porque é muito simples. Essa música me escapou por quatro anos. "
George Harrison

A música de fundo foi concluída até o final de novembro de 1973, com violão, piano, guitarra, baixo e bateria. Harrison previa a música que está sendo dado um Phil Spector parede estilo de tratamento de som, mas com ecos de The Glam rock hits de Natal de Slade e Wizzard através do kit de bateria de casal e saxofone.

Harrison tinha grandes esperanças para a música, e enviado a demo para um parceiro de negócios com uma nota anexada:
 "É um deles números repetituous que vai ter 20 milhões de pessoas, com as ninfomaníacas Phil Spector, todos voacls backing fazendo até o final do dia, e isso vai ser maravilhoso. Mas eu gostaria que você não deixe ninguém roubá-lo, porque eu quero o hit "
George Harrison, 1973

 Ding Dong, Ding Dong foi lançado  como um single no Reino Unido em 6 de dezembro de 1974. Muito tarde para fazer um impacto sobre o mercado de Natal, que chegou ao número 38 e passou cinco semanas nas paradas.  




Fontes:O Baú do EduBeatles Bible

Postar um comentário

 
Top