Para qualquer beatlemaníaco: Os lugares frequentados pelos Beatles em Londres

Quando os Beatles chegaram a Londres, no início da década de 1960, eles não eram os Beatles. Até tinham esse nome, mas ainda não produziam gritos histéricos das fãs e não as tinham em grande quantidade. Agora você vai conhecer os lugares que marcaram a história do grupo na capital britânica.

O primeiro vislumbre da capital britânica para os quatro rapazes de Liverpool ocorreu ao deixarem a estação de Euston rumo ao Royal Hotel, que, apesar do nome, não poderia receber nem o bobo da corte em suas dependências. A ideia era assinar com a Decca, a principal gravadora da época. Os empresários do ramo, no entanto, acreditavam que bandas com guitarras já não tinham mais mercado, e coube à Parlophone, na figura de George Martin, receber os garotos capitaneados pelo empresário Brian Epstein, que já havia promovido uma grande alteração no vestuário do grupo. Em vez das jaquetas de couro de seu período de shows em Hamburgo, os quatro conheceram Londres trajando terno e gravata.

Para os verdadeiros fãs de Beatles, o Mapa de Londres indica o Beatles Walk, da empresa London Walks. É uma caminhada pelos principais pontos frequentados pela banda em suas passagens por Londres. O guia Richard Porter se dedica à atividade há mais de duas décadas e sabe todos os caminhos dos Fab four pela cidade.

- O primeiro e único apartamento onde os Beatles moraram juntos localizava-se na letra L do número 57 da Green Street, em Mayfair. O prédio ainda está lá, mas não pode ser visitado (pelo menos legalmente).

- John e Paul escreveram o primeiro single a figurar no topo das paradas na casa da então namorada do baixista, Jane Asher’s. Ela residia na 57 da Wimpole Street, e I Wanna Hold Your Hand tomou forma naquela casa.

Marylebone Station, inaugurada em 1889, foi utilizada em 1964 como locação do filme “A Hard Day’s Night”.



O teto do escritório da gravadora Apple, dos Beatles, foi usado como o último palco da banda. Eles se apresentaram lá no número 3 da Savile Row durante 45 minutos até que a polícia os interrompesse.

 O número 20 da Manchester Square abrigou a sessão de fotos que culminou na capa do álbum Please Please Me. As famosas escadas pertenciam ao prédio da gravadora EMI. Hoje,  no lugar, existe uma construção completamente diferente, que não faz referência ao Fab Four.




Matéria postada originalmente em 2012


- 3 Abbey Road, St Johns Wood, NW8 9AY. Esse talvez seja o endereço beatle mais famoso. Os quatro atravessaram a faixa de pedestres da rua onde se localizava o estúdio Abbey Road para a capa do álbum homônimo. Paul McCartney, que resolveu caminhar com os pés descalços, foi alvo de boataria após a sessão de fotos. Foi naquela época que surgiu o rumor de que ele estaria morto, e aquele seria um sósia mandando uma mensagem para os fãs do grupo.

Depois de imitar a foto, você pode aproveitar para tomar um café no Beatles Coffee Shop na estação de St. John’s Wood, em Finchley Road, NW8 6EB. O dono do lugar, Richard Porter, é o guia da Beatles Walk e, se estiver por lá, pode prover uma conversa bem agradável e nostálgica sobre a década de 60.

No filme A Hard Days Night, Ringo Starr aparece bebendo uma pint no The Turks Head Pub. O lugar ainda existe e ainda serve cerveja: 28 Winchester Road, TW1.


 O Palladium, na Argyl Street,  foi palco de um show dos Beatles transmitido ao vivo para um público de 15 milhões de pessoas. A data da apresentação, 13 de outubro de 1963, é considerada por muitos o início oficial da Beatlemania, o ápice da histeria promovida pela banda nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Casa onde Ringo morou de 1969 até 1973: Round Hill, Compton Avenue, Highgate, N6 4LB .

Casa de Paul McCartney em Londres há mais de quarenta anos: 7 Cavendish Avenue, St Johns Wood, NW8 9JE.

O primeiro apartamento de John e Yoko em Londres: 38 Montagu Square.

Mas, se o que você quer mesmo é comprar uma lembrancinha dos Beatles, o local indicado é a Beatles Store. Fica no número 231 de Baker Street.

Fonte: Mapa de Londres

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.