Elio Sant'Anna Elio Sant'Anna Author
Title: A história de "What's the New Mary Jane"
Author: Elio Sant'Anna
Rating 5 of 5 Des:
A música "What's The New Mary Jane" foi gravada em 15 de agosto de 1968, em Abbey Road e como sempre, produzida por George Ma...

A música "What's The New Mary Jane" foi gravada em 15 de agosto de 1968, em Abbey Road e como sempre, produzida por George Martin. Encabeçada por John e George com piano e guitarra gravados em dois canais, esta canção acabou não sendo incluída no álbum Branco. A música com letra surrealista tem John no vocal e efeitos sonoros de Yoko Ono e Mal Evans. Paul e Ringo não participaram. Antes da gravação final, havia uma demo acústica gravada no final de maio de 1968, na casa de George Harrison em Esher. George também pode ser ouvido dizendo "What's The New Mary Jane? Oh, my God” perto do final da gravação. Na versão final, quatro tomadas foram gravadas com a última sendo escolhida como “a melhor”. Ela acabou sendo excluída e abandonada devido a "limitações de tempo" de duração do álbum (branco). Numa entrevista (que tem no piratão), Lennon comentou sobre a gravação daquela faixa louca, dizendo: "Isso fui eu, Yoko e George sentados no chão do estúdio e brincando. Muito bom, hein?".


Após o lançamento de "The Beatles", Lennon ainda estava inflexível para ver a canção lançada. Em 26 de novembro de 1969, ele e Yoko Ono gravaram “overdubs” ainda com planos para que fosse lançada pelo menos como single pela “Plastic Ono Band” – a nova onda de JohnOno - ao lado de outra música inédita na época, a também estranha "You Know My Name (Look Up the Number)". Quando os outros Beatles ouviram falar de planos de John para liberar uma faixa "Beatle" sob o nome de sua própria banda, "What's The New Mary Jane" desapareceu de vez! Anos depois, ela finalmente parecia que veria a luz do sol, seria lançada no álbum que se chamaria "Sessions" em 1985, mas o lançamento do álbum foi cancelado devido à objeções dos Beatles e novamente só apareceu na pirataria. A canção só foi liberada mais de 10 anos depois, período durante o qual ganhou uma certa aura de mistério. Durante este tempo, só poderia ser ouvida através de bootlegs raríssimos, agora fácil de encontrar. "What's The New Mary Jane" só apareceria de verdade, em 1996, no “Anthology III”. I hope you like it!



Postar um comentário

 
Top